Gol GTI
Unknown | março 21, 2017 |
O Volkswagen Gol GTi foi um carro que marcou história no Brasil por ter sido o primeiro veículo equipado com injeção eletrônica de série. Além disso, à época do seu lançamento, em 1989, tinha um desempenho fabuloso graças ao motor AP 2.0 em um carro leve como o Gol.
O modelo que mostramos nas imagens é um exemplar do último Gol GTI "quadrado", da carroceria da primeira geração do Gol, que muitos consideram um dos melhores Gol de todos os tempos.
O Gol GTI 1994 tem um visual esportivo, com faróis de neblina nível da grade dianteira, rodas de alumínio BBS de 14 polegadas, uma série de adesivos pretos e um enorme aerofólio na tampa traseira.
Os para-choques eram os mesmos do Gol convencional, mas nesta versão GTI contavam com filetes azuis - caracterizando ainda mais a pegada esportiva do modelo.
Outro ponto de destaque eram as molduras laterais, em tonalidade cinza também com filetes azuis - que diferenciavam essa versão do Gol GTS, que adotava o motor AP-1800 com carburador.
O interior do Gol GTI 1994 não era menos impactante que o exterior.
O modelo adotava enormes bancos Recaro esportivos, revestidos em um tecido em malharia preto com motivos em amarelo degradê que deixam o visual bastante agradável.
Ao volante o motorista dispunha de uma das melhores posições de dirigir que o Gol já ofereceu, com um volante de quatro raios de excelente empunhadura, que neste modelo 1994 tinha, pela primeira vez na história do Gol, assistência hidráulica.
Além disso, o painel com comandos em satélite tornava o acesso aos comandos extremante fácil, permitindo ao motorista operá-los tem tirar as mãos do volante - algo importante em um carro esportivo.
O Gol GTI 1994 vinha de série bem completo, com, além da direção hidráulica acima citada, vidros e travas elétrica, ar-condicionado, sistema de som, retrovisores com acionamento elétrico entre outros itens.
O Gol GTI 1994 fechou com chave de outro um ciclo de modelos esportivos do Gol que se iniciou com o icônico, emblemático e marcante Gol GT 1.8 de 1984, que adotava um motor 1.8 refrigerado a água de 99 cavalos.
Posteriormente passou a Gol GTS, em 1987, e finalmente o Gol GTI de 1989 a 1994. O motor entregava 120 cv a 5.600 rpm e torque de 18,40 kgfm a 3 400 rpm. Esse motor estava associado a uma transmissão manual de cinco marchas.
Segundo dados da Volkswagen, o Gol GTI 1994 acelerava de 0 a 100 km/h em 9,3s, para atingir uma velocidade máxima, certamente afetada pela aerodinâmica não favorável do Gol "quadrado", de 185 km/h.
Ficha Técnica - Volkswagen Gol GTi 1994
- Motor: Longitudinal, 4 cilindros em linha, 1 984 cm3, injeção eletrônica
- Potência: 120 cv a 5 600 rpm
- Torque: 18,4kgfm a 3.400rpm
- Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
- Dimensões: comprimento, 381 cm; largura, 160 cm; altura, 135 cm; entreeixos, 235 cm; peso: 1020kg
- Suspensão dianteira: independente, McPherson.Suspensão traseira: interdependente com barra de torção, molas helicoidais e amortecedores
- Freios: disco ventilado na frente e tambor atrás
- Capacidades: Porta Malas 330l; Tanque de combustível: 47l
- Pneus: 185/60 R14
- Itens de série: Direção hidráulica, ar-condicionado vidros elétricos, trava elétrica, retrovisor elétrico, volante e manopla do câmbio revestidos em couro, rodas de liga leve, vidros verdes, rádio toca-fitas, relógio digital, luzes de cortesia no motor, cinzeiro, porta-luvas e porta-malas, regulagem de altura para o banco do motorista, revestimento do teto em preto
- Cores disponíveis: Vermelho Sport, preto Universal (sólidas), vermelho Stylus e branco Nacar (perolizadas).
Confira um pouco mais do que o GTI é capaz:
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